quarta-feira, 20 de agosto de 2008
CARRO REBAIXADO
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Álcool + Direção = Crime
Segundo a Lei 11.705, a partir do limite de dois decigramas de álcool por litro de sangue para os motorista, a pessoa será multada em R$ 957,00 perde a carteira e tem o carro apreendido.
Acima de 6 decigramas – equivalente a uma lata de cerveja -, é crime com pena de até três anos de prisão.
A lei seca, como passou a ser chamada, causa polemica. Enquanto donos de bares e restaurantes reclamam da queda no movimento, taxistas comemoram o aumento no número de corridas, principalmente de madrugada. Mas poucos dias após a lei entrar em vigor foi nos hospitais que começaram a aparecer os resultados da Lei Seca. O número de atendimentos por traumas já diminuiu em alguns hospitais.
Tire suas dúvidas em relação a nova lei:
O motorista é obrigado a fazer o teste do bafômetro?
Não. Segundo a Constituição, ninguém é obrigado a produzir provas contra si. Mas a autoridade pode encaminhar o motorista, caso se recuse a fazer o teste, ao Instituto Medico Legal, para fazer exames clínicos.
O motorista ainda pode ser preso em flagrante por desobediência.
Quanto tempo o álcool permanece no sangue após o consumo?
Uma taça de vinho demora certa de 3 horas para ser eliminada pelo organismo.
Uma lata de cerveja, cerca de 4 horas.
Ambas as quantias já são flagradas no exame do bafômetro.
Margens de tolerância
Dosagem: até 2 dg/l sangue; ou 0.1mg/l de ar expelido dos pulmões:
Punição: multa de R$ 957,00 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Dosagem: de 6dg/l de sangue em diante; ou 0,3mg/l de ar expelido dos pulmões em diante:
Punição: detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
MOLAS ESPIRAIS
Responsáveis pela sustentação do peso do carro, passageiros e bagagem, absorvem as irregularidades dos terrenos, uma vez que interligar a parte suspensa do carro com a suspensão. A mola é construída em aço especial na maioria delas em forma elástica espiral. Com o veiculo em movimento todas as oscilações da pista são absorvidas pela mola. Sendo assim, uma lombada causa o fechamento (a mola absorve energia) enquanto que um buraco provoca abertura. A energia causada no fechamento ao ser liberada será controlada pelo amortecedor, suavizando assim os movimentos de retorno recebidos pela suspensão. Desta forma, se as molas não estiverem em boas condições de uso, o conforto, estabilidade e segurança ficam seriamente comprometidas.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Dicas para aumentar a segurança e a vida útil do pneu
Os pneus tem grande responsabilidade pela sensação de conforto ao dirigir. A sua vida útil varia de acordo com a marca e modelo, condições de pavimento onde é utilizado, características de condução do motorista, manutenção e estado de conservação mecânica de cada veículo.
Segundo especialistas, é importante verificar os pneus regularmente, pelo menos uma vez por mês; procurando sinais de dano ou desgaste.
Confira algumas medidas que devem ser tomadas para garantir segurança e boa conservação dos pneus:
Pressões abaixo do recomendado afetam diretamente a estabilidade do veículo, assim como aceleram o desgaste dos pneus, aumentam o consumo de combustível do veículo; alem do risco de acidentes nos flancos (parte lateral dos pneus) ao ter contato com algum obstáculo ou buraco.
Pressão em excesso também é prejudicial, pois a parte central do pneu tem contato com o solo, causando um rápido desgaste e perda da estabilidade em curvas.
Rodízio de pneus
O rodízio é a inversão da posição dos pneus. Serve para compensar a diferença do desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência; alem de proporcionar melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Normalmente, o rodízio é feito a cada 10 mil quilômetros rodados; porem o ideal é seguir a recomendação do fabricante, tato na quilometragem quanto na disposição dos pneus.
Alinhamento de rodas
Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam-se desigualmente, tornando-os inseguros e causando consumo de combustível maior. Um veículo com as rodas desalinhadas, ao trafegar em linha reta “puxa” para um dos lados.
Balanceamento de rodas
Rodas corretamente balanceadas ajudam a diminuir o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus, quando surgirem trepidações (vibrações) ou após a colocação de pneus novos. Desbalanceamento das rodas, alem de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu.
Verificação do desgaste
Observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem, que existe em todo pneu e mostra o limite certo para efetuar a troca. O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca” e representa um grande perigo ao motorista; pois não garante a frenagem correta, não segura o carro nas curvas e, em pisos molhados, o risco de aquaplanagem torna-se maior.
A resolução 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite e ilegal e o veiculo pode ser apreendido.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Dicas de segurança
Sonolência ao dirigir é um grave problema de segurança que pode causar acidentes. Dirigir excessivamente sem descanso diminui a oxigenação do organismo; causando perda de concentração e sono; que podem resultar em perda do controle do veículo e acidentes.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em marco de 2008, entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito no mundo são provocados por motoristas que dormem na direção.
A sonolência diminui a capacidade de dirigir; afinal cada um possui a própria necessidade de descanso e sono.
Normalmente, as pessoas dormem menos do que precisam devido ao excesso de horas trabalhadas ou por algum distúrbio do sono e acreditam que podem controlar o cansaço utilizando café ou anfetaminas; porém o motorista pode cochilar sem perceber e causar um grave acidente.
SINAIS de sonolência
Dificuldade de concentração;
Dificuldade em manter olhos abertos;
Bocejos;
Dificuldade para enxergar e as imagens ficam desfocadas;
Pensamentos ficam vagos e desconexos;
Pequenos desligamentos, com desvio na trajetória do veículo.
DICAS PARA COMBATER O SONO
Antes de viajar procure dormir bem e descansar;
Evite dirigir mais que 8 horas por dia;
Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção;
Durante a viagem consuma alimentos leves;
Evite viajar sozinho;
Reveze a direção com outro motorista;
Ao sentir-se cansado, pare em um local seguro e descanse;
Não utilize medicamentos que afetem os sentidos;
Não consuma bebidas alcoólicas.