segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Desalinhamento de direção causa danos aos rolamentos




O alinhamento de direção deve manter as rodas dianteiras e traseiras paralelas entre si e perfeitamente apoiadas no solo quando o veiculo estiver em movimento.
O alinhamento irregular causa diversas sobrecargas nos rolamentos das rodas, nos pneus, terminal de direção e em outros componentes da suspensão, o que pode reduzir a estabilidade do veículo em uso.
As forças (sobrecargas), que atuam sobre a geometria da suspensão e podem causar desgaste prematuro dos rolamentos, são originadas pelos valores da convergência/ divergência entre a cambagem, balanceamento das rodas e o ângulo de caster da coluna da suspensão.


A CAMBAGEM

O camber, popularmente conhecido como cambagem, é o ângulo do posicionamento vertical das rodas. Ele é determinado pela inclinação da roda, podendo ser positivo (desgaste irregular dos pneus na borda externa), negativo (desgaste irregualr na borda interna) ou ainda nulo (neutro) pelo desgaste normal ( os pneus ficam perpendiculares ao solo). Nos carros de passeio, é utilizada cambagem, nula ou negativa, busca o melhor compromisso entre a durabilidade dos pneus e a boa estabilidade em curvas.

Como identificar problemas de desalinhamento da direção, especificamente na cambagem das rodas.

Tanto o ângulo positivo como o negativo provocam sobrecargas axiais/radiais, gerando danificações por desalinhamento dos anéis internos, esferas/roletes com relação ao anel externo do rolamento.
Para detectar falhas no rolamento de roda, por desalinhamento provocado pela cambagem, o motorista deve ficar atento a dirigibilidade do veículo, ao desgaste irregular dos pneus e aos seguintes sintomas, quando o veículo estiver na velocidade de 80km/h:
Vibração ou trepidação na extremidade da roda.
Ruídos e vibração em curvas, como tinidos, estalos ou esmerilhamento.
Vibração no painel ou assento, acompanhada de ruídos como roncos, com o pedal da embreagem acionado.

O alinhamento de direção completo é muito importante para os rolamentos de roda

A realização da cambagem evita a sobrecarga por desalinhamento nos rolamento e pneus, bem como proporciona maior segurança e estabilidade do veículo.



DICAS:



Observe os valores de alinhamento especificados pelo fabricante de cada modelo de veículo;
Confira o alinhamento sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos, quando for substituído qualquer componente de suspensão ou direção, se houver desgaste excessivo de forma irregular nos pneus, ou se o carro apresentar instabilidade nas curvas e nas frenagens.
Mesmo que nada disso ocorra, é importante alinhar as rodas a cada 10 mil Km, para compensar o desgaste e a folga dos componentes da suspensão.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Especialistas apostam no sucesso dos carros híbridos no Brasil


Mercados emergentes são apostas para a popularização de novidade.
Brasil pode aliar a tecnologia hibrida com o uso do álcool combustível.

Hoje uma grande tendência do mercado mundial são as formas alternativas de energia para movimentar o acelerado mundo automotivo. Entenda um pouco melhor como estes sistemas funcionam a seguir.
A expectativa das montadoras é de até 2020 o volume de modelos híbridos vendidos no mundo seja o mesmo dos modelos equipados somente com motores a combustão. Para tanto, é preciso da demanda de grandes mercados, como o Brasil. Mas quando o carro híbrido será comercialmente viável no país?
O carro híbrido pode andar tanto movido por combustão quanto por energia elétrica. Para isso, utiliza dois motores,: um elétrico e um a gasolina. Eles agem em conjunto, podendo um dos motores ser acionado para auxiliar o outro.
Existem três tipos de carros híbridos: no híbrido-paralelo, o motor a combustão é responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico é um auxílio extra para melhorar o desempenho do mesmo; no híbrido-série acontece o contrario, o motor elétrico é responsável pela locomoção do automóvel, e o motor a combustão é acionado apenas quando falta energia elétrica e, neste caso, ele movimenta o carro o tempo sufuiente para recarregar as baterias do motor elétrico; o terceiro tipo é o híbrido-misto, que combina aspectos do sistema em série com o sistema paralelo, sendo possível usar apenas o motor elétrico ou os dois motores simultaneamente.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Agora é Lei! Semana de manutenção preventiva em Francisco Beltrão



A Câmara Municipal de Francisco Beltrão aprovou e a Prefeitura as cidade sancionou o Projeto de Lei nº 010/2008, que institui a Semana da Conscientização de Veículos Automotores. De acordo com informações do boletim informativo do Sindirepa de Francisco Beltrão, trata-se de uma reivindicação antiga do sindicato, que já vinha desenvolvendo um trabalho neste sentido. O objetivo principal é orientar os proprietários de veículos automotores da importância de praticar e realizar a manutenção preventiva e dos custos e benefícios da mesma.
O programa, de acordo com o boletim, vai funcionar da seguinte forma: em toda primeira semana completa do mês de novembro, em local a ser definido, será feita a verificação visual de 16 itens do veículo. Depois disso, a idéia é fornecer um check list aos proprietários com a avaliação sobre os desgastes das peças para que o mesmo possa programar a troca.
Com a aprovação do projeto, o sindicato de Francisco Beltrão diz que será possível estender o programa a todas as empresas do setor, trazendo benefícios tanto para os empresários quanto para os proprietários dos veículos.
Ainda conforme o Projeto de Lei, durante a semana serão realizadas palestras, cursos e outras atividades que ressaltem a importância de políticas voltadas as condições dos veículos. A expectativa do Sindirepa de Francisco Beltrão é conscientizar o maior numero de pessoas sobre a importância e a necessidade da manutenção preventiva.