quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Você sabia???


1. Antes do motor de arranque, havia a manivela de partida. O motorista, que precisava ter braço forte, encaixava a manivela no eixo do virabrequim e fazia o motor pegar no muque. Sempre havia o risco de um pulso quebrado.


2. O radiador dos antigos modelos europeus tinha uma torneira. Em invernos rigorosos, era preciso tirar a água do radiador, para ela não congelar lá dentro. Depois era só esquentá-la e colocá-la de volta.


3. O limpador de pára-brisa nem sempre usou motor elétrico. Antes funcionava por meio de uma bomba de vácuo. Quando o pistão se movia, a depressão movimentava uma membrana que acionava o limpador.


4. Em vez de mostrador com ponteiro no painel, o marcador de combustível era uma vareta de madeira graduada, que ficava dentro do tanque.


5. Antes da invenção dos piscas luminosos, a seta indicadora de direção era uma barra que saía da coluna central - e nos primeiros Fusca se chamava bananinha.

Nenhum comentário: