terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dicas para aumentar a segurança e a vida útil do pneu




Os pneus são importantes componentes de um veículo e seu estado de conservação é fundamental para a segurança.
Os pneus tem grande responsabilidade pela sensação de conforto ao dirigir. A sua vida útil varia de acordo com a marca e modelo, condições de pavimento onde é utilizado, características de condução do motorista, manutenção e estado de conservação mecânica de cada veículo.
Segundo especialistas, é importante verificar os pneus regularmente, pelo menos uma vez por mês; procurando sinais de dano ou desgaste.
Confira algumas medidas que devem ser tomadas para garantir segurança e boa conservação dos pneus:


Calibragem





A calibragem dos pneus (inclusive estepe) deve ser feita a cada 15 dias, sempre com os pneus frios e a pressão correta deve ser indicada pelo fabricante do veículo.
Pressões abaixo do recomendado afetam diretamente a estabilidade do veículo, assim como aceleram o desgaste dos pneus, aumentam o consumo de combustível do veículo; alem do risco de acidentes nos flancos (parte lateral dos pneus) ao ter contato com algum obstáculo ou buraco.
Pressão em excesso também é prejudicial, pois a parte central do pneu tem contato com o solo, causando um rápido desgaste e perda da estabilidade em curvas.



Rodízio de pneus





O rodízio é a inversão da posição dos pneus. Serve para compensar a diferença do desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência; alem de proporcionar melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Normalmente, o rodízio é feito a cada 10 mil quilômetros rodados; porem o ideal é seguir a recomendação do fabricante, tato na quilometragem quanto na disposição dos pneus.


Alinhamento de rodas








Cada veículo tem uma especificação apropriada para alinhamento das rodas. Se o alinhamento das rodas não estiver dentro desta especificação, os pneus desgastam-se desigualmente, tornando-os inseguros e causando consumo de combustível maior. Um veículo com as rodas desalinhadas, ao trafegar em linha reta “puxa” para um dos lados.



Balanceamento de rodas




Rodas corretamente balanceadas ajudam a diminuir o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus, quando surgirem trepidações (vibrações) ou após a colocação de pneus novos. Desbalanceamento das rodas, alem de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu.




Verificação do desgaste




Observe periodicamente o indicador de desgaste da rodagem, que existe em todo pneu e mostra o limite certo para efetuar a troca. O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado “careca” e representa um grande perigo ao motorista; pois não garante a frenagem correta, não segura o carro nas curvas e, em pisos molhados, o risco de aquaplanagem torna-se maior.
A resolução 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite e ilegal e o veiculo pode ser apreendido.

Nenhum comentário: