terça-feira, 3 de junho de 2008

Aprenda com os erros dos outros

Errar é humano, aprender com os erros dos outros é divino. Assim deveria ser o provérbio, já que nos pouparia muito tempo, o que no balcão de autopeças também significa dinheiro.
Vejamos um exemplo recente. Na segunda etapa da Copa Nextel Stock Car, no dia 4 de maio, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, presenciamos uma situação e que o erro de uma pessoa prejudicou 34 competidores e determinou o resultado da corrida.
O diretor da prova e os comissários esportivos funcionam como bandeirinhas, cobrando dos pilotos o cumprimento das regras técnicas e de conduta. Uma dessas regras se referia a abertura para o pit stop, que apesar de definida para um determinado momento da prova, acabou sendo alterada e sinalizada durante a corrida. O efeito disso foi drástico para os 34 que corriam a uma velocidade próxima aos 180km por hora. Muitos pilotos pararam e outras equipes se aproveitaram do erro para ganhar posição.
Quebrar um procedimento nesse caso provocou um equívoco e nos mostrou que um mesmo diretor de prova capacitado e com muita experiência esta sujeito ao erro.
E nos podemos aprender pela simples observação, registrando o ocorrido para evitá-lo, já que, aprender pelos nossos próprios erros é caro em todos os sentidos. Alem do prejuízo financeiro, pode nos custar auto-estima, amor próprio e ate a frustração de não atingir um sonho. Lembre-se da fábula da cigarra que só entendeu porque as formigas trabalharam arduamente durante o verão para estocar comida depois de enfrentar a fome e o frio do inverno.
Um caminho nada fácil e que poderia ser evitado.
Como piloto, aprendo muito com os erros dos outros, porque me servem de lição. Um balconista que não da atenção ao cliente e não fornece a peça adequada prejudica a sua venda, porque insistiu em um erro que ele certamente já presenciou com um colega ou, ainda, como cliente. E há outros erros no dia-a-dia do balcão e que envolvem a venda de autopeças, como desconhecer o processo de decisão do cliente e forçar a compra rápida. Ser passivo na negociação ou ignorar as necessidades do cliente e sazonalidades da venda no balcão de autopeças. Outro erro tem sido abordado constantemente nessa coluna, que é não trabalhar em equipe. Assim, você perde o referencial de crescimento e desconhece o que é ajuda mútua.
Enfim, nas pistas ou no balcão de autopeças, a visa é um eterno aprendizado, e é com atenção e disposição para fazer bem o seu trabalho, e observando o seu redor, que você aprendera a evitar erros.

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