quarta-feira, 5 de março de 2008

Como funciona o câmbio do seu carro?



1.Eixo da embreagem; 2.Engrenagens de transmissão fixas; 3.Colar 2; 4.Colar 1; 5.Hastes seletoras; 6.Eixo de transmissão; 7.Na ré, a engrenagem ociosa engata entre as engrenagens para alterar o sentido de rotação; 8.Engrenagens da marcha a ré; 9.Primeira marcha; 10.Segunda marcha; 11.Terceira marcha; 12.Eixo secundário; 13.Percurso da transmissão de potência; 14.Eixo da embreagem; 15.Eixo secundário; 16. Colar 1; 17. Colar 2; 18.Alavanca.

Um automóvel precisa de uma caixa de engrenagens porque os motores de combustão interna funcionam eficientemente e desenvolvem alta potência apenas em regimes de rotação mais elevados. Entretanto, um carro deve ser capaz de locomover-se com uma ampla velocidade e, é justamente aí que entra a caixa de mudanças.
A caixa de engrenagens (Câmbio), resolve este problema, mantendo o motor em velocidades relativamente altas e variando a velocidade por meio de engrenagens diferentes, a fim de obter o melhor rendimento possível do motor.Com um câmbio manual, o motor é desengatado durante a troca de engrenagens (ou marchas) e depois progressivamente engatado por meio da embreagem.Em todas as engrenagens - exceto na ré - a embreagem suaviza a troca de engrenagem para engrenagem. No sistema de marchas sincronizadas, um colar é fixado ao eixo de transmissão, e ao girar com ele, é movimentado por uma haste seletora para engatar em um cone na frente da roda de engrenagem a ser engatada.O atrito entre o colar e o cone atua sobre a roda de engrenagem que gira livremente, trazendo de forma suave sua velocidade rotacional até a velocidade do eixo de transmissão. Quando ambos, engrenagem e colar, estão girando juntos, os dentes da engrenagem engatam com os dentes do anel externo do colar, pendendo os dois.

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