quarta-feira, 26 de março de 2008

Amortecedor e kit (batente, coifa, coxim)


Os amortecedores são itens fundamentais para a segurança do veículo. O mau estado de conservação afeta a dirigibilidade do automóvel, prejudicando, por exemplo, a eficiência do sistema de freios, o estado de preservação dos pneus e a força nas rodas de tração. Tão importante quanto planejar o destino da viagem com a família é fazer um check-up detalhado de todos os itens do carro.
O ideal é que o motorista leve o veículo para revisão dos amortecedores a cada 5 mil quilômetros rodados. Se for detectado algum problema, trocá-lo imediatamente. Além disso, é importante trocar preventivamente os amortecedores a cada 40 mil quilômetros.
Vazamento de fluido ou sinais de desgaste das buchas de fixação podem ser indicadores de que é necessária a troca dos amortecedores. Outro sinal é o desgaste irregular do pneu (quando apenas algumas partes do pneu sofrem desgaste).
Ao dirigir, o motorista também pode ficar atento ao comportamento do veículo para tentar identificar sinais de desgaste dos amortecedores. Problemas de estabilidade em curvas e desvio de trajetória em momentos de frenagem são sinais de que há problemas com esse item.
O motorista também pode contribuir para preservar o amortecedor em bom estado com pequenos cuidados. Frear antes da lombada e tirar o pé do freio no momento que estiver passando sobre o obstáculo, por exemplo, evita desgaste excessivo dos amortecedores e componentes da suspensão.


Amortecedor, seus componentes, suas funcões e quando fazer a troca:



Batente: protege o amortecedor no final do curso, reduzindo o batimento da mola. Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se danificado ou faltante, irá comprometer a ação e durabilidade do conjunto amortecedor/mola.


Coifa: protege o amortecedor de entrar sujeira, danificando-o. Verificar quando executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão. Se danificado ou faltante, irá comprometer a ação e durabilidade do conjunto amortecedor/mola.


Amortecedor: garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar teste a cada 5.000 Km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a durabilidade dos pneus, juntas homocinéticas e demais componentes de suspensão.


Coxim superior do amortecededor: alivia o impacto na região de apoio do amortecedor em relação à carroceria do veículo.

Verificar a cada 5.000 Km ou em todo alinhamento. Pode gerar ruídos.

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