segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Desalinhamento de direção causa danos aos rolamentos




O alinhamento de direção deve manter as rodas dianteiras e traseiras paralelas entre si e perfeitamente apoiadas no solo quando o veiculo estiver em movimento.
O alinhamento irregular causa diversas sobrecargas nos rolamentos das rodas, nos pneus, terminal de direção e em outros componentes da suspensão, o que pode reduzir a estabilidade do veículo em uso.
As forças (sobrecargas), que atuam sobre a geometria da suspensão e podem causar desgaste prematuro dos rolamentos, são originadas pelos valores da convergência/ divergência entre a cambagem, balanceamento das rodas e o ângulo de caster da coluna da suspensão.


A CAMBAGEM

O camber, popularmente conhecido como cambagem, é o ângulo do posicionamento vertical das rodas. Ele é determinado pela inclinação da roda, podendo ser positivo (desgaste irregular dos pneus na borda externa), negativo (desgaste irregualr na borda interna) ou ainda nulo (neutro) pelo desgaste normal ( os pneus ficam perpendiculares ao solo). Nos carros de passeio, é utilizada cambagem, nula ou negativa, busca o melhor compromisso entre a durabilidade dos pneus e a boa estabilidade em curvas.

Como identificar problemas de desalinhamento da direção, especificamente na cambagem das rodas.

Tanto o ângulo positivo como o negativo provocam sobrecargas axiais/radiais, gerando danificações por desalinhamento dos anéis internos, esferas/roletes com relação ao anel externo do rolamento.
Para detectar falhas no rolamento de roda, por desalinhamento provocado pela cambagem, o motorista deve ficar atento a dirigibilidade do veículo, ao desgaste irregular dos pneus e aos seguintes sintomas, quando o veículo estiver na velocidade de 80km/h:
Vibração ou trepidação na extremidade da roda.
Ruídos e vibração em curvas, como tinidos, estalos ou esmerilhamento.
Vibração no painel ou assento, acompanhada de ruídos como roncos, com o pedal da embreagem acionado.

O alinhamento de direção completo é muito importante para os rolamentos de roda

A realização da cambagem evita a sobrecarga por desalinhamento nos rolamento e pneus, bem como proporciona maior segurança e estabilidade do veículo.



DICAS:



Observe os valores de alinhamento especificados pelo fabricante de cada modelo de veículo;
Confira o alinhamento sempre que houver forte impacto em buracos e obstáculos, quando for substituído qualquer componente de suspensão ou direção, se houver desgaste excessivo de forma irregular nos pneus, ou se o carro apresentar instabilidade nas curvas e nas frenagens.
Mesmo que nada disso ocorra, é importante alinhar as rodas a cada 10 mil Km, para compensar o desgaste e a folga dos componentes da suspensão.

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