terça-feira, 9 de setembro de 2008

Especialistas apostam no sucesso dos carros híbridos no Brasil


Mercados emergentes são apostas para a popularização de novidade.
Brasil pode aliar a tecnologia hibrida com o uso do álcool combustível.

Hoje uma grande tendência do mercado mundial são as formas alternativas de energia para movimentar o acelerado mundo automotivo. Entenda um pouco melhor como estes sistemas funcionam a seguir.
A expectativa das montadoras é de até 2020 o volume de modelos híbridos vendidos no mundo seja o mesmo dos modelos equipados somente com motores a combustão. Para tanto, é preciso da demanda de grandes mercados, como o Brasil. Mas quando o carro híbrido será comercialmente viável no país?
O carro híbrido pode andar tanto movido por combustão quanto por energia elétrica. Para isso, utiliza dois motores,: um elétrico e um a gasolina. Eles agem em conjunto, podendo um dos motores ser acionado para auxiliar o outro.
Existem três tipos de carros híbridos: no híbrido-paralelo, o motor a combustão é responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico é um auxílio extra para melhorar o desempenho do mesmo; no híbrido-série acontece o contrario, o motor elétrico é responsável pela locomoção do automóvel, e o motor a combustão é acionado apenas quando falta energia elétrica e, neste caso, ele movimenta o carro o tempo sufuiente para recarregar as baterias do motor elétrico; o terceiro tipo é o híbrido-misto, que combina aspectos do sistema em série com o sistema paralelo, sendo possível usar apenas o motor elétrico ou os dois motores simultaneamente.

Nenhum comentário: